10 de dezembro de 2011

Comemoração do dia internacional de pessoas com deficiência

Dia 6 de Dezembro - E.B. 2,3 de Real


De 3 a 8 de dezembro, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, órgão de informação e consulta da Presidência da Câmara Municipal de Braga, promove a "VI semana de desporto adaptado", como forma de sensibilização para a igualdade de oportunidades.
Ao longo desta semana, decorrerão diversas modalidades de desporto adaptado, em vários Agrupamentos de Escolas. O nosso Agrupamento acolherá a modalidade de atletismo e andebol, na manhã do dia 6 de dezembro, ficando a organização da mesma a cargo de uma das instituições que constituem este fórum.
Toda a comunidade educativa participou ativamente e foi muito bonito ver o sorriso estampado nos rostos dos nossos alunos e de todos os que nos visitaram.
A todos, um muito obrigado!
SEAE do Agrupamento de Escolas de Real

Comemoração do dia internacional da pessoa com deficiência no Agrupamento de Escolas de Real

Dia 7 de Dezembro - EB1 das Parretas
Dia 7 de dezembro, ainda no âmbito das comemorações do dia internacional da pessoa com deficiência, durante a manhã, os alunos da UAEM das Parretas, em colaboração com o 4º ano e um encarregado de educação de um aluno da UAEM, executaram biscoitos, com motivos alusivos ao natal, para toda a comunidade. De tarde os alunos foram divididos em dois grupos (tendo em conta a faixa etária) e assistiram a duas histórias em PowerPoint, “Tita a Coelhinha diferente” e “O pequeno Trevo”, alusivas ao tema: “ser diferente “. No final e após um breve debate acerca dos temas abordados, todos os alunos foram “brindados” com uns saborosos biscoitos executados pelos colegas
Prof Delmira Chaves com a colaboração dos alunos da UAEM 1º ciclo 

2 de dezembro de 2011

3 de Dezembro - Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

3 de Dezembro - Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

http://www.youtube.com/watch?v=BDKW3JrkC9E&feature=share

No dia 3 de Dezembro, comemora-se o dia mudial da pessoa com deficiência... eis aqui alguns pensamentos e mensagens dos nossos alunos...



Pequenos Grandes Pensamentos

"O importante é que sejamos TODOS felizes e que tenhamos todos muita paz."
Natália Soares - 6ºG



"Que este dia seja um dia, não diferente, mas igual!"

Cláudia Duarte - 8º B



"Devemos olhar toda a gente de forma igual."

Bruno Ribeiro - 9ºB



"Nós ajudamos sempre os nossos colegas que precisam de nós. Tratamo-los com carinho e não como alguém que é deficiente!"
Alunos do 8ºG



"Os meninos são todos iguais, só que são diferentes, mas o que interessa é que somos todos seres humanos." 
Bruna Milhão - 7ºE




2 de julho de 2011

Final de Ano



Férias à vista

Finalmente acabaram as aulas. Não é que nós não gostemos da escola e dos nossos professores, mas sinceramente já tínhamos saudades das férias. Faz-nos bem não ter de nos levantar todos os dias àquela hora e ter a preocupação de arranjar as coisas para a escola. Isto para além de não termos agora de estudar, claro! Temos saudades do Verão, do campo, da paraia, da piscina, do rio e principalmente do mar, com aquele cheirinho a sal!
É muito bom estar de férias e sentir-nos relaxados. Precisamos de carregar as pilhas para outro ano de trabalho que há-de vir... E o sol, faz-nos sentir tão alegres... temos uma sensação de maior liberdade.
Esperamos que todos se sintam assim como nós e desejamos a toda a comunidade educativa umas férias excelentes.

Bruna, Cládia, Raquel, Natália,
Bruno, João Pedro, João Lima, Pedro, Nuno

3 de junho de 2011

Seminário sobre Multideficiência na EB 2,3 de Real

Olhar a MULTIDEFICIÊNCIA


No dia 26 de Maio, realizou-se, pelas 17h 30m, na E.B. 2,3 de Real, um seminário sobre Multideficiência, dirigido a toda a Comunidade Educativa do Agrupamento e a outros profissionais da área vindos de outros agrupamentos, cujo objectivo primordial visava a sensibilização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e a implementação de algumas estratégias promotoras de inclusão.
O Seminário foi organizado pelo grupo de Educação Especial do Agrupamento e foi proferido pela Professora Doutora Helena Bilimória, que aceitou o convite para partilhar com todos nós questões como a inclusão de jovens com multideficiência e as principais áreas de intervenção educativa a desenvolver (comunicação, socialização, orientação e mobilidade, AVD e autonomia).

2 de junho de 2011

EB1 das Parretas comemora dia da criança de forma original

Dia da Criança

                                       




 No dia um de Junho fizemos uma grande festa na nossa escola. Pela manhã preparámos um bolo de maçã. Todos participámos activamente, pois o bolo seria para os nossos convidados, os nossos pais, que só viriam de tarde.
Entretanto, e enquanto o bolo cozia, fomos decorar um Smart, um carro que o pai da Clara do 4º ano disponibilizou para todos os meninos da escola pintarem livremente. Enchemos as nossas nãos de tinta e pintámos toda a parte de trás do carro.
 Ficou muito bonito e a professora Delmira Chaves disse que viu o carro na avenida, numa exposição, e que muitas pessoas paravam para ver as nossas pinturas.
De tarde, os nossos pais, nós, os nossos professores e o terapeuta da fala, o Tiago, fizemos uma surpresa aos nossos colegas e em cada sala de aula cantámos várias canções, acompanhadas à viola. Foi muito divertido porque depois todos os colegas das turmas cantavam connosco e até aprenderam algumas canções.
 No final, fomos lanchar com alguns dos pais que ainda podiam ficar mais um pouquinho. Foi um dia muito feliz para nós.






Alunos da UAEM
EB 1 das Parretas




                                                         

31 de maio de 2011

UAEM das Parretas visita Quinta Pedagógica

Visita à Quinta Pedagógica

No dia 30 de Maio os alunos da UAEM 1º ciclo, juntamente com uma parte da turma do 4º ano D foram à Quinta Pedagógica confeccionar doce de amora.
Foi uma grande animação, pois logo à chegada foi necessário lavar bem as mãos e colocar toucas, manguitos e aventais. Depois foi arranjar as amoras e ficar com as mãos todas vermelhas, cheias de sumo de amora.
Preparado o doce, e enquanto fervia, era hora de um belo passeio pela quinta, onde todos puderam desfrutar do contacto com os animais e até da apanha de frutos (pêssegos) que estavam bem madurinhos.
 No fim do passeio, todos experimentaram o doce, que estava uma delícia, e cada um trouxe consigo uma caixinha para levar para casa.
 Para a deslocação contámos com a preciosa ajuda /colaboração não só de todo o pessoal da escola disponível para a saída, como com a preciosa ajuda e posterior companhia da mãe do João Pedro da UAEM, que também gostou muito desta manhã na quinta.

27 de maio de 2011

Visita de Estudo a Celorico de Basto

Visita de Estudo do PROSEPE

No dia 27 de Maio realizou-se mais uma visita de estudo realizada pelo PROSEPE a Celorico de Basto. Os nossos alunos não faltaram. Todos gostaram muito do passeio pela natureza, do convívio com os seus colegas e professores e também da oportunidade que tiveram para conhecer o Professor Marcelo Rebelo de Sousa (o que acabou por ser uma grande surpresa!) e claro do 1º prémio ganho pela EB 2,3 de Real - a nossa escola!

1 de maio de 2011

Dia da Mãe

A todas as mães...

Quando era pequenino
no colo me aconchegaste;
Quando cheguei a menino,
à escola me mandaste.

Aqui aprendi a ler
E a escrever também
Para nestes versos te dizer
Quanto te amo "Minha Mãe".

Minha querida Mãe
Hoje é o teu dia;
Vou-te dar esta prendinha,
Com amor e alegria.
SENTIMENTOS:

Mãe: adoro-te. Penso em ti todos os dias. Beijinho da Bruna.

Bruna Milhão - 6ºE



Mãe: gosto muito de ti.
João Pedro - 8ºC


 
Mãe, adoro-te muito. És a pessoa mais importante para mim.

João Lima - 8ºA


Mãe: eu sem ti não conseguia viver.

Bruno Ribeiro - 8ºB


Mãe, nunca me esqueço de ti. Penso sempre em ti.

Natália Soares - 5ºG


Mãe, tu és a flor do meu jardim.

Pedro Pereira - 9ºC


Mãe: gosto muito de ti.
Nuno Silva - 9ºC



Dia da Mãe - 1 de Maio de 2011



26 de abril de 2011

EB1 das Parretas

Feirinha Cultural










 
A EB1 das Parretas, em colaboração com a Associação de Pais, promoveu, no dia 8 de Abril, a “Feirinha Cultural”.
 Esta actividade contou com a participação activa dos alunos da UAEM que, no âmbito do desenvolvimento do projecto de parceria com as turmas da escola, confeccionaram compotas variadas, tapeçarias, decoração de ovos de Páscoa etc., juntamente com os seus pares do ensino regular.
 Durante o dia, para além dos produtos expostos para venda, pudemos ainda assistir a danças e cantares de diferentes países e regiões, de acordo com a origem de alguns alunos da escola.
 A actividade culminou com um lanche partilhado (com gastronomia de diferentes países), contando com a presença de toda a comunidade, proporcionando aos alunos pais e professores um alegre convívio em fim de tarde.

Prof. Delmira Chaves (Educação Especial)

2 de abril de 2011

2 de Abril - Dia da Consciencialização do Autismo


"Não conseguir comunicar não é o mesmo que não ter nada para dizer..."


Um olhar reflectido?

   
Se folhearmos o DSM-IV (2002) à procura da definição de autismo, podemos ler que o Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interacção social e da comunicação e um repertório muito restrito de actividades e interesses.
Para além da definição, conseguimos saber que as manifestações do transtorno variam bastante, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.

Logotipo Autismo

Segundo a ASA (1978) Autism Society of America = Associação Americana de Autismo, O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interacção social e no uso da imaginação.
O autismo é um transtorno no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Abarca cerca de 20 em cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças que possa causar a doença.
Segundo a ASA, os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo e incluem:
1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e linguísticas. 2. Reacções anormais às sensações. As funções ou áreas mais afectadas são: visão, audição, tacto, dor, equilíbrio, olfacto, gustação e maneira de manter o corpo. 3. Fala e linguagem, ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala e restrita compreensão de ideias, bem como o uso de palavras sem associação com o significado. 4. Relacionamento anormal com os objectos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças.
Fonte: Gauderer, E. Christian. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Revinter; 1997. pg 3.


24 de março de 2011

Semana da Leitura


 
 "Visita à nossa Biblioteca... é hora do conto!"


A Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas da Escola EB2,3 de Real estão a levar a cabo a Semana da Leitura, entre os dias 21 e 25 de Março. Nesta semana serão convidados vários alunos do Agrupamento a vir ouvir, ver e visionar algumas histórias e dramatizações. Trata-se de um evento muito importante, que pretende despertar e incutir o gosto pela leitura aos vários jovens das mais variadas faixas etárias.


Nós também fomos lá dar uma espreitadela. Assistimos a duas histórias e depois as professoras Julieta Silva e Paula Paulino fizeram a sua exploração, testando a nossa atenção, compreensão e promovendo a nossa oralidade.

Bruno Ribeiro, 8ºB

18 de março de 2011

Deficiência Mental

 A Criança com Deficiência Mental... que respostas?


? ? ?
Na realidade, o nascimento de uma Criança Diferente é sempre constrangedor para a Família, mas temos que reflectir que o mais importante é a vida de um ser humano, que tem direitos como todas as crianças ditas normais. Cabe à SOCIEDADE proporcionar o melhor bem-estar à criança e segurança à Família. É muito importante que desde tenra idade, a criança comece a ser estimulada para desenvolvimento sensorial. As Famílias devem apoiar-se junto de Instituições, Associações, Segurança Social e outros organismos que os possam ajudar neste sentido.
É participando, mostrando e trabalhando que todos juntos conseguimos ultrapassar as dificuldades e "DESMONTAR" a rejeição e outros preconceitos.
Mexo aqui... remexo ali...
Atravessamos uma época em que a diferenciação do ensino e o atendimento às necessidades individuais de cada aluno são cada vez mais eixos fundamentais de uma acção educativa eficaz. Torna-se urgente dar alguma atenção a este problema, para que a todas as crianças que necessitem dessa diferenciação lhes sejam proporcionadas condições para um desenvolvimento e crescimento globais, que lhes permita progredir nas suas capacidades e formas de adquirir conhecimentos, determinantes para o seu futuro.  

Na deficiência mental as respostas educativas a aplicar devem ter em consideração as incapacidades que estas crianças apresentam, requerendo uma abordagem multidisciplinar em função das suas necessidades específicas de saúde e educação. 
 Actualmente o Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de Janeiro, emanado do Ministério da Educação, contempla o atendimento à diversidade de características e necessidade de todos os alunos, que implicam a inclusão das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais no quadro de uma política da qualidade orientada para o sucesso educativo de todos os alunos.
Neste sentido, considero o Artº27 de relevância, para apoiar uma Família com uma Criança diferente.
Até as concepções actuais das práticas da intervenção precoce centradas na família dependem de factores, quer a nível prático, quer a nível de contributos teóricos.
A nível prático, refere-se a importância do papel dos pais como terapeutas, o grau de participação das famílias e as alterações de padrões familiares.
A nível teórico, surgiram os modelos: transaccional e de abordagem sistémica, que vieram influenciar de forma decisiva a área de intervenção precoce. O primeiro valoriza o efeito recíproco entre a criança e o meio envolvente, o segundo considera a família como um sistema dentro de outros sistemas mais alargados, que interagem permanentemente e influenciam toda a dinâmica familiar.
Prof. Filomena Lindo
(Educação Especial)

16 de março de 2011

Deficiência Mental

 Deficiência Mental versus Família

 
Bebé com deficiência mental



Quando surge uma criança com deficiência mental numa família nunca é uma situação fácil. É uma situação muito complicada e que tem originado grandes problemas aos pais, que, por vezes se sentem muito penalizados e muito frustrados, sem saber o que fazer em relação a essa criança.
A família vive quase sempre um sofrimento enorme pois imaginou, para si, um filho perfeito com que sempre sonhou. Depois, a família corre ainda o risco de ser rejeitada e marginalizada pela comunidade em que vive.
Muitas vezes, o nascimento de um filho com deficiência mental numa família gera sérios embaraços aos país da crianças, que muitas vezes nem sequer sabem como cuidá-la, como alimentá-la e como acarinhá-la. 
Sobre este tema, julgo que há ainda muita coisa a mudar e que as pessoas deveriam ter uma preparação diferente e não ter preconceitos. 

  Pedro Filipe Pereira, 9ºC

25 de fevereiro de 2011

Bom fim de semana a todos...


Como gostamos...

Todos juntos somos muitos... e capazes de chegar até à lua. Não se esqueçam, quando  a noite chegar, sorriam à lua e sussurrem baixinho o quanto gostam de alguém.
Bom fim de semana a todos.

Prof. Paula Paulino

Desporto Adaptado no Parque de Exposições de Braga

Torneio de Pista Coberta de Desporto Adaptado

Hoje, dia 23 de Fevereiro, entre as 10h e até cerca das 13h, decorreu, no Parque de Exposições de Braga, um Torneio de Pista Coberta destinado a alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Como estava previsto, cerca das 9.30h fomos para a paragem do autocarro. Estávamos ansiosos à espera de um autocarro azul e onde estivesse escrito TUB. Depois de algum tempo lá apareceu. Entrámos, sentámo-nos e seguimos para o Parque de Exposições. Os nossos colegas que se deslocam em cadeira de rodas foram num autocarro disponibilizado pela Câmara de Braga e conseguiram chegar primeiro que nós.
Quando chegámos ao Parque de Exposições, a professora Julieta foi buscar os dorsais para nós colocarmos nas camisolas. Todos arranjados e, depois de comer o nosso lanche, fomos participar nas provas em que estávamos inscritos. Foi muito divertido, fizemos salto em comprimento, lançámos o peso e alguns dos nossos colegas correram 60 metros.
Quase no fim das provas, apareceram dois homens que pertenciam à RTP1 e queriam entrevistar o nosso colega Nuno Silva. Como este ficou muito envergonhado, quem deu a entrevista foi o Celestino. Podemos dizer que ele falou muito e sem vergonha!
Por fim, comemos o lanche dado pela organização deste Torneio, apanhámos dois autocarros e regressámos para a escola. Gostámos muito deste dia e, como nos portamos bem, as professoras prometeram organizar um passeio de comboio.
Composição colectiva

Librería ilustrada de la CIF

Utilizar a CIF ilustrada

CIF ilustrada

A CIF Ilustrada é uma publicação disponível em espanhol que traduz de forma pictórica a CIF e que tem uma utilização muito fácil. Ao seleccionarmos o item de cada categoria, são apresentados todos os seus níveis: desde um nível geral - o primeiro nível de classificação - até um nível mais específico.
A Librería Ilustrada de la CIF apresenta a mesma estrutura da classificação da OMS.  A descrição de cada item da CIF está de acordo com a versão espanhola da CIF (OMS).

22 de fevereiro de 2011

Trabalho colaborativo na EB1 das Parretas


Exploração da história do Patinho Feio


História do Patinho Feio
 
"O Patinho Feio"

A turma do 2º e 3º Ano C da Escola Básica do 1º Ciclo das Parretas trabalhou, em parceria com a U.A.E.M., a história do “Patinho Feio” no âmbito do Projecto Curricular de Turma e do tema de Ano -  o Ambiente.

João Pedro e Francisco

16 de fevereiro de 2011

Corta-Mato Escolar em Guimarães

Participação no Corta-Mato Escolar em Guimarães


O nosso dia começou cedinho. Cerca das 8 horas e 30 minutos partimos da nossa escola em direcção a Guimarães. Em Guimarães já estavam muitas camionetas com alunos de outras escolas.
O tempo estava tão chuvoso que até caiu granizo mas, mesmo assim, fomos corajosos e participámos em todas as provas em que estávamos inscritos.
Os resultados foram excelentes: a Cláudia Duarte do 7ºB ficou em primeiro lugar na categoria adaptado B feminino, o Pedro Pereira do 9ºC ficou em segundo lugar na categoria adaptado A masculino e a Natália Soares do 5ºG, em terceiro lugar na categoria adaptado A feminino.
Regressámos à escola por volta das 14horas.
Estávamos todos molhados, enlameados e cheios de frio, mas ao mesmo tempo , muito felizes pelos resultados obtidos.
Terminámos com uma fotografia de “família desportiva”, desejando estar presente no próximo ano.

Cláudia Duarte 7ºB e João Costa 8ºC


14 de fevereiro de 2011


Dia de São Valentim
Dia de São Valentim

O dia dos namorados ou dia de S. Valentim é uma data especial e comemorativa para os namorados. Neste dia é habitual os namorados trocarem cartas, postais, mensagens e presentes entre si.Os presentes mais habituais costumam ser flores e bombons para agradar o namorado ou namorada.
Feliz dia de São Valentim!!
Cláudia Duarte - 7º B

12 de fevereiro de 2011

Reciclar para formar



Reciclando material...

Os alunos da sala de Educação Especial puseram mãos à obra e, com a supervisão da professora Teresa Santana, esculpiram estes bonequinhos muito engraçados no âmbito do PROSEPE. O objectivo foi recriar caras e dar-lhes expressão, a partir da reciclagem de materiais arranjados. O uso de materiais reciclados tem vindo a ser uma actividade trabalhada nesta área e que tem dado os seus frutos, quer a nível da sensibilização dos alunos, quer a nível dos trabalhos realizados. O resultado está vista... as carinhas estão muito bonitas e a equipa está de parabéns!!

3 de fevereiro de 2011

Educação Especial

A Educação Especial visa responder às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e participação, num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.
A Educação Especial tem por objectivos a inclusão educativa e social, o acesso e sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, bem como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida profissional e para uma transição da escola para o emprego. Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de Janeiro

4 de janeiro de 2011

Abro as asas e...

"Aqui será a areia fina...a falésia...onde, entre voos, poisarei para descansar e meditar, depois voltar a voar entre o azul do mar e o azul do céu."

Fernão Capelo Gaivota