"Não conseguir comunicar não é o mesmo que não ter nada para dizer..."
Um olhar reflectido? |
Se folhearmos o DSM-IV (2002) à procura da definição de autismo, podemos ler que o Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interacção social e da comunicação e um repertório muito restrito de actividades e interesses.
Para além da definição, conseguimos saber que as manifestações do transtorno variam bastante, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.
Logotipo Autismo |
Segundo a ASA (1978) Autism Society of America = Associação Americana de Autismo, O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interacção social e no uso da imaginação.
O autismo é um transtorno no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Abarca cerca de 20 em cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças que possa causar a doença.
Segundo a ASA, os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo e incluem:
1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e linguísticas. 2. Reacções anormais às sensações. As funções ou áreas mais afectadas são: visão, audição, tacto, dor, equilíbrio, olfacto, gustação e maneira de manter o corpo. 3. Fala e linguagem, ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala e restrita compreensão de ideias, bem como o uso de palavras sem associação com o significado. 4. Relacionamento anormal com os objectos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças.
Fonte: Gauderer, E. Christian. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Revinter; 1997. pg 3.
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